Apresentação
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma importante ferramenta de desenvolvimento da região da Amazônia Legal, apoiada no princípio “educação é o caminho para o crescimento econômico e social”. Em 20 anos, a instituição permitiu o acesso ao ensino superior, em diversas áreas do conhecimento, a mais de 25 mil pessoas. A UEA está presente na capital e no interior do Estado, e em 2021 foi considerada a maior Univeridade multicampi do Brasil. Além da graduação, a UEA oferece formação em pós-graduação lato e stricto sensu, além de residências em saúde.
Os Programas de Residência em Saúde em Área Profissional são modalidades de pós-graduação lato sensu (Portaria Interministerial nº 506, de 24 de abril de 2008) com expressivo impacto na fixação de profissionais no interior do país. A UEA, em corresponsabilidade com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, forma profissionais enfermeiros nesta modalidade desde 2013. Durante o Programa os enfermeiros residentes desenvolvem as habilidades em atividades de treinamento em serviço em toda a rede de atenção à saúde.
O Programa tem duração de 24 meses, totalizando a carga horária de 5.780 horas, com jornada de trabalho semana de 60 horas, em regime de dedicação exclusiva. O componente de práticas em serviço, correspondem a 80% do total de horas do curso, e são desenvolvidas exclusivamente na rede pública de atenção à saúde, sob supervisão de enfermeiros especialistas e qualificados. Durante o período o enfermeiro residente recebe bolsa salário subsidiada pelo Ministério da Saúde (edital no. 32 de 2014). Os enfermeiros residentes, também desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão sob orientação de docentes do curso de graduação de Enfermagem da UEA.
Com essa proposta de qualificação profissional a UEA colabora com a consolidação de um modelo assistencial diferenciado, com práticas humanizadas centradas no indivíduo, família e coletividade, fortalecendo o Sistema Único de Saúde e atendendo as demandas locorregionais por profissionais especialistas.
Atualmente o programa oferece 16 vagas anuais nas especialidades de Enfermagem Neonatal, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem em Infectologia, Enfermagem em Urgência e Emergência, por meio de editais públicos.